Micro e pequenas empresas terão um Escritório de Compras Públicas
Entidade dedicada a apoiar e representar os interesses dos micro e pequenos empresários de Cascavel, a Amic (Associação das Micro e Pequenas Empresas do Paraná) iniciou nesta semana mais um capítulo no histórico de iniciativas inovadoras, abrindo o planejamento para implantar seu Escritório de Compras Públicas. Os detalhes do novo espaço, que será inaugurado em setembro, foram discutidos em reunião com representantes da Prefeitura, do Sebrae/PR e do Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal.
A motivação para a implantação veio com a estruturação do Programa Cascavel Compra Legal e que levou à instalação do primeiro Escritório de Compras Públicas na Acic ainda em 2017. A lei estabelece procedimentos simplificados, que facilitam a inserção de pequenos negócios nas compras da Administração Pública, garantindo que uma parte significativa desses investimentos seja destinada ao setor.
"Nos sentimos motivados a aderir à parceria que promete impulsionar negócios aos nossos associados e fortalecer a economia local", explica o presidente da Amic, Jovane dos Santos Borges (foto), ressaltando que o novo escritório funcionará na sede da Amic e contará com atendentes treinados para prestar assessoria aos micro e pequenos empresários, desde a interpretação de editais até treinamentos e capacitações. E tudo isso de forma gratuita.
"O principal objetivo do Escritório de Compras é oferecer apoio técnico acessível aos empreendedores que desejam participar de licitações, algo que atualmente, tem custo elevado para muitos microempresários", detalha Janete Felippe, consultora credenciada do Sebrae/PR para conduzir esse processo. O local oferecerá linha direta entre o escritório e o comprador, garantindo suporte integral aos associados.
O Programa Cascavel Compra Legal é considerado pelo presidente Jovane Borges uma ferramenta poderosa para alcançar o objetivo da AMIC de promover a compra de produtos e serviços de seus associados. "Ele vem ao encontro da nossa meta de criar um ambiente mais inclusivo e favorável para os pequenos negócios, proporcionando acesso a novas oportunidades e garantindo um crescimento sustentável na região", finaliza ele. (Foto: Divulgação