Mulheres que marcam posição
Mapear, construir e articular projetos e políticas públicas para assegurar uma participação cada vez mais efetiva das mulheres na política são os objetivos centrais de um importante encontro marcado para a próxima terça-feira (18), na Assembleia Legislativa do Paraná.
Com participação da ex-deputada Manuela D’Ávila e da advogada Claudia Santana, integrante do Observatório de Violência Política de Gênero, o encontro foi convocado pela Bancada Feminina da Alep como mecanismo de enfrentamento da violência política de gênero e raça e seus impactos na vida das mulheres.
Trata-se de uma iniciativa de extrema relevância, pois esse é o principal obstáculo à participação plena das mulheres na política, desde sempre dominada pelos homens.
Prova disso é que o Estado elegeu em 2020 apenas 29 prefeitas, número que chegou a ser 25% maior. E para a eleição deste ano é, uma vez mais, bastante diminuto o número de mulheres pré-candidatas a esse cargo, como é o caso da vereadora cascavelense Liliam Porto.
E como será em formato híbrido, será possível participar on line de qualquer canto do Estado, mas para tanto é preciso que se inscrever previamente no site da Alep. (Arte: Divulgação Alep)