Leonaldo Paranhos recebe Prêmio Amigo da Criança
Reconhecidamente um abnegado da educação infantil, Leonaldo Paranhos é um dos gestores que receberam o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, uma iniciativa da Fundação Abrinq para reconhecer os avanços em políticas públicas voltadas para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. O prêmio foi entregue em Brasília, na tarde de ontem (12), é referente à gestão 2021-2024 e Paranhos foi um dos 10 gestores da região Sul e 100 do Brasil a recebê-lo.
Uma das políticas públicas voltadas à criança é o programa Primeira Infância. Cascavel aderiu ao programa Urban 95, iniciativa global da Fundação Van Leer, coordenada no Brasil pelo Cecip (Centro de Criação e Imagem Popular), que busca incluir a perspectiva de crianças de 0 a 6 anos, assim como seus cuidadores, no planejamento urbano, mobilidade e serviços oferecidos a este público.
"É uma política de oportunidade para atender crianças e as famílias. Envolve saúde, educação, lazer. Proporcionar às crianças uma cidade desenhada, cuidada para elas. E por que isso? Porque a criança não tem como tomar decisão. A decisão tem que ser dos adultos, que tomam por elas. E essas decisões têm que ir ao encontro da expectativa, da necessidade, em um período que temos de formação", destaca Paranhos.
Entre as responsabilidades de cada gestão avaliadas pela Fundação Abrinq estiveram o desenvolvimento de políticas planejadas, a alocação orçamentária para a infância e adolescência e a qualificação dos serviços de atendimento à primeira infância.
Este ano será elaborado o novo Plano Decenal, que norteará as políticas públicas para as crianças e os adolescentes até 2035. Ele será fruto de uma construção intersetorial e da participação da sociedade cascavelense e organizações governamentais e não governamentais. O plano, além de ser uma exigência a todos os municípios, é uma orientação e requisito do Programa. (Foto: Silvia Soluszynski/Secom)