Celulares android passarão a contar com ‘modo ladrão’
O Brasil é, talvez, o País do mundo onde mais são roubados aparelhos telefônicos. Não por acaso, também será o primeiro País do mundo a contar com o chamado "modo ladrão" nos celulares do sistema Android.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (11) pelo Google e o recurso, que começará a ser testado em julho próximo, bloqueará a tela do celular ao identificar que ele foi arrancado abruptamente de alguém justamente para combater os roubos, tão comuns principalmente nos grandes centros urbanos.
De acordo com a empresa, o próprio celular identificará a ação de roubo por meio da inteligência artificial e do acelerômetro, um sensor que mede vibração e aceleração. Com isso, a tela bloqueará imediatamente e só poderá ser novamente ativada com o uso da senha indicada pelo proprietário.
A tecnologia, ainda segundo o Google, pode identificar fugas a pé, de bicicleta, de moto e carro, com a mensagem "Possível roubo detectado: este dispositivo foi bloqueado automaticamente para proteger seus dados" sendo exibida segundos mais tarde. Para fazer a instalação, será necessário ter o Android 10 ou superior. (Foto: Reprodução)