Saneamento: Foz faz 110 anos e ganha anúncio de novas obras
Nesta segunda-feira (10), data em que está comemorando dos 110 anos emancipação, a cidade de Foz do Iguaçu recebeu o anúncio oficial de que a Sanepar vai licitar novas obras para ampliar a coleta e o tratamento de esgoto e melhorar o sistema de distribuição de água.
As obras de ampliação da estação de tratamento de esgoto Ouro Verde vão contemplar a construção de mais um módulo com capacidade para tratar 70 litros por segundo, leitos de secagem de lodo, além da instalação de quatro unidades de transbordo, sendo a menor com capacidade de 7,6 l/s e a maior com 29 l/s.
A licitação prevê ainda a implantação de 49 quilômetros de rede coletora, além de mais 8,26 quilômetros de tubulações coletoras de grande diâmetro. Depois de finalizada, o serviço de coleta e tratamento de esgoto estará disponível para mais 2.318 famílias.
E para garantir a segurança hídrica durante o verão e mesmo em dias mais quentes, a Sanepar está contratando a execução de um mais um reservatório de água, a ser construído no Complexo de Reservação da Vila A. O novo reservatório terá estrutura metálica, com capacidade de armazenar 5,7 milhões de litros de água. Também estão previstas uma unidade de bombeamento, válvulas auto operadas, instalações elétricas, interligações e obras complementares.
"Estas obras irão atender a uma expectativa dos moradores de Foz do Iguaçu. Com estes investimentos, a Sanepar antecipa a meta do marco regulatório que determina 90% de atendimento até 2033", diz Wilson Bley, diretor-presidente da Sanepar.
MISSAL
Também nesta segunda, a Sanepar assinou ordem de serviço para início de obras de esgotamento sanitário da cidade de Missal. A assinatura foi na Assembleia Legislativa com a participação do diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, do prefeito Adilto Ferrari, e de diretores da Companhia e vereadores.
As obras, que se iniciam ainda neste mês, irão implantar o serviço de coleta e tratamento de esgoto na cidade. Os investimentos são de R$ 19,4 milhões, em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e Itaipu. Trata-se de um convênio que beneficia municípios do Oeste do Estado, com a implantação de sistemas sustentáveis de esgotamento sanitário com alta eficiência na remoção de carga orgânica.
Serão executados 54,8 quilômetros de rede coletora, 4,1 km de linha de recalque, duas estações elevatórias e 2.531 ligações de esgoto. O esgoto coletado será bombeado ao município vizinho de Itaipulândia, onde está em construção uma estação de tratamento de esgoto, com gestão integrada entre os municípios.
Após a conclusão, o serviço irá beneficiar cerca de 7.500 moradores de Missal, atendendo quase 88% da população. Durante a obra, serão criados 290 empregos diretos e 650 empregos indiretos.(Foto: Jaelson Lucas/AENPR)