Univel: Jornada Científica explora impacto da IA nas relações sociais
O Centro Universitário Univel, por meio do Centro de Pesquisa e Extensão, promoveu, nesta semana, o segundo módulo da 22ª Jornada Científica, com foco nas Ciências Sociais Aplicadas, abrangendo os cursos de Direito, Ciências Contábeis, Publicidade e Propaganda e Design Gráfico. Com o tema "Inteligência Artificial nas Relações Sociais", o evento reuniu alunos, professores e especialistas para discutir as profundas transformações que a tecnologia está trazendo para nossas vidas.
A abertura do módulo aconteceu com palestra do professor Ricardo Matiello, que apresentou uma visão abrangente da história da IA, sua evolução, projetos conhecidos sobre o tema, como a inteligência artificial está moldando as interações humanas e profissionais, modelos de inteligência artificial e como elas podem facilitar e impactar nosso dia a dia.
De acordo com o ele, a inteligência artificial é um solução nunca utilizada como agora. Embora existam projetos anteriores e que contribuíram para que chegássemos ao cenário atual do debate e utilização da ferramenta, a IA teve uma expressiva transformação nos últimos anos e já começou a impactar na vida, trabalho e relações das pessoas. "A inteligência artificial não é algo recente, temos projetos famosos que foram precursores do cenário atual em que a ferramenta está. A IA é uma ferramenta que está e vai transformar ainda mais a nossa forma de interagir com a tecnologia, nosso dia a dia e nossas relações e impactar diretamente a forma com que trabalhamos, estudamos, convivemos e pensamos", disse o professor.
Além da palestra, um debate enriquecedor contou com a participação dos especialistas Dr. Paulo Pegoraro (professor do curso de Direito), Renato Estevam, Cláudio Brunetto e Rafael Greiner, que compartilharam suas perspectivas e experiências sobre o impacto da IA em diversas áreas e como ela pode afetar o mercado profissional nos próximos anos.
Em sua fala, o professor do curso de direito, Dr. Paulo Pegoraro, chamou a atenção para a regulamentação do uso da inteligência artificial. O professor destacou que no ambiente jurídico há muitos debates em curso para discutir como e qual o impacto da IA na legislação e a necessidade de legislações para o uso da ferramenta.
Outro ponto debatido foi a substituição de profissionais pela IA. Para o profissional de publicidade e propaganda Rafael Greiner, a inteligência artificial é uma aliada para a execução do trabalho, mas que jamais terá condições e capacidade para substituir profissionais. Para ele a capacitação profissional sempre será um diferencial.
O acadêmico de publicidade e propaganda Vinícius Savora, o 2º módulo da jornada foi um palco para compreensão e ampliação dos horizontes acerca da inteligência artificial. O acadêmico destacou que o debate enriquece a formação e traz novas perspectivas para quem já está no mercado de trabalho e para os que ainda vão ingressar. "Foi uma noite de muita informação, conhecimento e aprendizado sobre essas novas ferramentas que estão à nossa disposição. A inteligência artificial é uma ferramenta nova para todos nós e estamos compreendendo ainda as diversas limitações que ela tem, assim como suas inúmeras possibilidades de uso e aplicação no nosso dia a dia e como ela pode afetar o modo com que vivemos e nos relacionamos", disse o acadêmico.
A abertura do evento foi marcada por uma apresentação de dança tradicional gaúcha, realizada pelo CTG, que trouxe um toque cultural e celebrativo à jornada. (Foto: Divulgação)