Pesquisa indicará consequências da mudança climática no Paraná
Unioeste, UEL, UEM, UEPG, Unicentro e Unespar estão desenvolvendo conjuntamente estudos científicos para avaliar, da forma mais precisa possível, os efeitos das mudança climática recente no território paranaense, e particularmente na agricultura. A ideia é indicar caminhos para reduzir a emissão de gases de efeito estufa provenientes das atividades industriais e agropecuárias.
As pesquisas estão divididas em cinco eixos temáticos: perspectivas de mudanças climáticas globais e particularidades do Paraná; impactos de mudanças climáticas na biodiversidade e bases ecológicas do território paranaense; mitigação de emissões de gases de efeito estufa e poluentes climáticos de vida curta; adaptabilidade e resiliência humana para as mudanças e emergências climáticas no Estado; ações e perspectivas educacionais no processo de sensibilização e conscientização para o enfrentamento da emergência climática no Paraná.
Mais de 40 pesquisadores estão engajados nessa pesquisa, que deve ser concluída até o final de 2025 e também conta com a participação de professores da UFPR, da UTFPR e da PUC-PR, além do Sistema Meteorológico do Paraná e do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Defesa Civil. (Foto: Divulgação Seti)