Coopavel fomenta a cultura da reciclagem em escolas públicas
Setenta e três alunos das escolas municipal Rural Professor Valentin Bernardo Thisen, e a estadual do campo Thomaz Pereira dos Santos, de Catanduvas, participam de uma competição diferente em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, oficialmente lembrado neste 5 de junho.
Juntamente com a Prefeitura de Catanduvas, por meio das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Educação, Coopavel e Inpar (Instituto Paranaense de Reciclagem) envolvem estudantes do quarto ao nono anos em um projeto com foco na educação ambiental.
Os alunos participam de um torneio usando como ferramenta de aprendizagem o jogo Avançar para Reciclar, elaborado pelo Inpar em associação com a BrinqMutti, de Ponta Grossa. A competição vai se desenvolver durante semanas de junho, mês especialmente dedicado às mais diferentes atividades para reforçar a consciência e a prática ambiental.
"A Coopavel, que desde o início de suas atividades, há 53 anos, integra-se à causa ambiental e à sustentabilidade, entendeu o alcance educativo desse jogo e, por isso, decidiu participar como apoiadora da competição", informa a engenheira ambiental Lucimar Novaes.
JOGO DIDÁTICO
O Avançar para Reciclar tem propósitos similares ao Projeto Catae, da Coopavel, criado para disseminar boas práticas ambientais e a reciclagem nos mais diferentes ambientes da cooperativa e também durante o Show Rural. O jogo ensina sobre resíduos sólidos e sua correta destinação final. De tabuleiro, ele tem cartas com perguntas, fichas de resíduos sólidos, peões e dado. A ideia é muito simples: as crianças aprendem brincando, segundo Lucimar, que destaca o empenho das professoras Simone Zili Aguilera, Sandra Prediger, Eliane Aparecida Belin Mandrick e Mariana Amaral Guedes na parceria.
O fundo do tabuleiro é inspirado em uma cidade. Ali, o jogador pode andar pelos caminhos e depositar os resíduos gerados. Há percursos mais longos e outros mais curtos para que o competidor possa refletir sobre a melhor opção disponível. Um dos personagens do jogo é o Senhor Consciência, uma coruja que ensina o aluno por meio de perguntas rimadas. Os estudantes têm contato com informações sobre tipos de materiais e sua destinação, hábitos de separação, conceitos de gestão de resíduos, curiosidades sobre gestão de resíduos e hábitos bons e ruins em relação ao meio ambiente, informa a coordenadora do projeto em Catanduvas, Claudia Maziero.
Um dos desafios da Inpar é, em parceria com empresas, levar a novidade às escolas. Ao se associar ao projeto, como faz a Coopavel em Catanduvas, há como benefícios o fortalecimento do relacionamento dela com a comunidade, reforço do compromisso com a educação ambiental e contribuição para a estratégia ESG, dando maior materialidade ao seu compromisso socioambiental.
A final do torneio nas escolas de Catanduvas será na última semana de junho e os três alunos melhores colocados de cada turma vão receber prêmios. "Mas o maior prêmio, e não tenho dúvidas disso, será o conhecimento adquirido pelos estudantes sobre um assunto sério e do qual todos nós precisamos entender e praticar", assinala o presidente Dilvo Golli. (Foto: Divulgação)