Conheça Dom José Mário, o novo arcebispo de Cascavel
"Trabalhar em prol da vida plena e eterna para todos" é o compromisso assumido por Dom José Mário Scalon Angonese, apresentado à imprensa na manhã desta quarta-feira (5) como novo arcebispo de Cascavel. Ele foi nomeado no início de maio pelo Papa Francisco em substituição a Dom Adelar Baruffi, que renunciou ao cargo por problemas de saúde. "Que nosso amado Deus, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, abençoe nossa missão", ressaltou.
Nascido em Unistalda, pequeno Município gaúcho com cerca de 2.500 habitantes, Dom José Mário completou há quatro dias 64 anos de idade e cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Viamão, ligado à Arquidiocese de Porto Alegre, depois obteve licenciatura em Filosofia, com especialização em Psicologia da Educação, na Faculdade de Filosofia de Canoas.
Ordenado padre em dezembro de 1989, por Dom José Ivo Lorscheiter, foi assistente do Seminário Menor São José e Animador Vocacional, na cidade de Santa Maria, de 1990 a 2002. Também foi reitor do Seminário Menor de São José (1999-2001) e pároco da paróquia Santíssima Trindade em Nova Palma (2002-2010).
A pedido de Dom Moacyr Vitti, arcebispo de Curitiba, em 2013 o então Papa Bento XVI o nomeou bispo auxiliar da Capital paranaense. E em 2017 o Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Uruguaiana, onde permaneceu até recentemente. Atualmente, é membro da Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência. (Foto: Divulgação)