Operação de guerra: nada grave, apenas treinamento
Com apoio de demais instituições da área de segurança e até de empresas privadas, a Polícia Militar realizou na madrugada desta quarta-feira (5) um exercício simulado com o objetivo de treinar suas tropas para lidar com situações extremas de assaltos contra patrimônios e os chamados Domínios de Cidade, nos quais os grupos criminosas bloqueiam acessos para executar alguma ação. A operação, informada antecipadamente à população para não causar surpresas, envolveu um ataque simulado a uma empresa de valores e o cerco ao 6º BPM.
O exercício induziu o acionamento do Plano de Defesa Territorial, que inclui a mobilização de batalhões próximos e de outros estados. O treinamento foi conduzido pelo Bope, responsável pela doutrina e técnicas em ocorrências desse tipo.
Com a resposta rápida do plano, os "criminosos" fugiram sem conseguir concretizar o roubo. Eles fugiram e encontraram bloqueios policiais, mesmo em uma região de mata.
O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, enfatizou a importância desses simulados para a preparação da tropa em situações reais. "Exercícios como esse são essenciais para garantir que nossos policiais estejam devidamente preparados para lidar com qualquer eventualidade. A segurança da comunidade paranaense é nossa prioridade, e é fundamental estarmos sempre prontos para protegê-la", disse.
Este simulado é apenas um dos diversos exercícios que estão sendo realizados pela PM em todo o Estado. Novas ações ainda vão acontecer ao longo do ano, colocando em prática outros planos de defesa. (Foto: Divulgação PM-PR)