PIB do País cresce 0,8% no trimestre e 2,5% em um ano
Que a economia brasileira não está uma "Brastemp", todo mundo sabe. Mas também não está pior do que muitos opositores desejam, tampouco melhor do que a situação esperava. Novos números foram apresentados pelo IBGE nesta terça-feira (4) e são, até certo ponto, animadores.
O PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma de todas as riquezas do País, cresceu 0,8% no primeiro trimestre de 2024 e 2,5% no acumulado de 12 meses. E a projeção para o ano todo de 2024 foi elevada de 2,2% para 2,5%.
No caso do período de janeiro a março, o resultado de R$ 2,7 trilhões foi puxado, sobretudo, pelo setor de serviços, com alta de 1,4%. Mas a agropecuária novamente deu contribuição significativa, com crescimento de 1,3%. Já a indústria teve queda de 0,1%.
Com esses números o Brasil deve passar a Itália e fechar 2024 como a 8ª maior economia do mundo, estima o Fundo Monetário Econômico em ranking elaborado por Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating. O cálculo se baseia no valor corrente do PIB e nas projeções do FMI para as principais economias globais. (Foto: Marcello Casal Jr/AGBR)