Copel investe pesado para atender Oeste e Noroeste
Acaba de entrar em operação um novo transformador na subestação Guaíra, localizada no Oeste do Paraná, o que aumentou de 300 para 600 megavolts-amperes (MVA) a potência total da instalação. Essa ampliação confere mais segurança e confiabilidade para a rede de transmissão de energia que opera em alta tensão (230 mil Volts) nas regiões Oeste e Noroeste do Paraná e beneficia diretamente cerca de meio milhão de pessoas.
O pacote de obras na subestação absorveu R$ 60 milhões em investimentos e foi dividido em duas etapas principais. Na primeira, concluída em março deste ano, foi instalado o terceiro transformador da planta, com 225 MVA.
Na segunda fase, concluída agora, um transformador de 150 MVA antigo foi substituído por uma nova unidade, de 225 MVA. Nesse processo de atualização, houve também a troca de outros equipamentos obsoletos e com capacidade superada.
"Ao ampliarmos a potência de transformação nessa subestação, que está em uma localização estratégica, os polos de consumo daquela região podem receber mais energia elétrica e todo o sistema de alta tensão fica mais robusto e confiável, com menor risco de desligamentos", explica o diretor de Geração e Transmissão da Copel, Moacir Bertol.
A subestação Guaíra conecta-se com outras subestações que compõem o Sistema Interligado Nacional e estão localizadas nos municípios de Umuarama, Sarandi, Cascavel, Foz do Iguaçu. Há, ainda, uma conexão com a subestação Dourados, no Mato Grosso do Sul.
De Guaíra também partem linhas que levam energia aos consumidores atendidos pelas subestações menores localizadas em Marechal Cândido Rondon, Palotina e Altônia. O investimento beneficiou indiretamente a operação das subestações Toledo, Concórdia, Assis Chateaubriand e Vila Gaúcha. (Foto: Divulgação Copel)