Radares registram 14,4 milhões de passagens de veículos em um mês
A intensidade do movimento nas ruas de Cascavel pode ser medida por um número registrado no sistema de controle da Transitar. Apenas ao longo do mês de abril deste ano, a autarquia contabilizou nada menos que 14.416.867 passagens de veículos pelos 48 pontos da cidade onde há fiscalização eletrônica.
E embora somente 11.349 notificações tenham sido emitidas, o equivalente a apenas 0,08% desse montante, o banco de dados é farto em informações sobre as principais causas de acidentes, que têm sido cada dia mais comuns na cidade, apesar da existência de ruas e avenidas amplas e quase sempre bem sinalizadas.
Excesso de velocidade e avanço do sinal vermelho ou preferencial seguem sendo, disparadamente, as principais condutas causadoras de colisões que já levaram a oito óbitos no perímetro urbano desde o início do ano.
"A multa é a medida aplicada quando as ações educativas e de engenharia não foram suficientes para a mudança de comportamento dos condutores, colocando em risco a segurança dos usuários das vias públicas", explica a presidente da Transitar, Simoni Soares, ressaltando que a empresa tem focado muito em ações educativas.
Com certa frequência, radares têm sido mudados de local como forma de disciplinar os condutores nos cruzamentos onde há maior número de irregularidades cometidas. Em fevereiro deste ano, por exemplo, três desses aparelhos foram remanejados.
Simoni ressalta que o foco da Transitar é proporcionar um trânsito mais seguro e harmônico e que a comunidade em geral pode contribuir com esse esforço enviando sugestões ou denúncias por meio do Whatsapp do Trânsito, pelo número (45) 99135-5207. (Foto: Secom/PMC)