Paraná gera mais da metade de todo biogás produzido no Brasil
O Brasil produz atualmente 4,6 bilhões de metros cúbicos de biogás por ano, o suficiente para abastecer até 40 mil ônibus se toda essa energia fosse transformada em combustível. Mas pode alcançar bem mais que isso, pois já tem um potencial mapeado de 84 bilhões de metros cúbicos por ano. Os dados sobre produção, aproveitamento energético e potencial teórico integram o Panorama do Biogás no Brasil 2023, documento lançado nesta quinta-feira (23) durante o CIBiogás Conecta, em Foz do Iguaçu.
"Essa ação do CIBiogás, de fazer uma colhida de informações de forma neutra e que abasteça o mercado de biogás é extremamente relevante, seja para empresas privadas ou governamentais. A Itaipu fez um trabalho muito grande, no início, para mostrar a viabilidade técnica do biogás, e isso avançou de maneira significativa. Estamos na escalada desse sistema, que está crescendo e vai se tornar algo diferencial para o Brasil", afirmou Rogério Meneghetti, superintendente de Energias Renováveis da binacional.
EM EXPANSÃO
O relatório produzido pelo CIBiogás mostra que em 2023 o Brasil registrou a operação de 338 novas plantas de biogás e biometano, um aumento de 32% com relação a 2022. De acordo com o Panorama, 1.365 plantas estão cadastradas atualmente no País, sendo o Paraná o estado mais representativo, concentrando 54% dessa produção, à frente de estados como Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo.
"O que vemos com esses números é um crescimento efetivo do mercado de biogás e biometano, com um amadurecimento dos modelos de negócios e um crescimento em todos os segmentos de produção. Isso possibilita a expansão do Biogás para todos os estados brasileiros" explicou o diretor-presidente do CIBiogás, Rafael González.
A proposta do encontro foi construir um ambiente empresarial e de negócios, oferecendo aos participantes uma oportunidade para explorar conexões estratégicas, expandir suas redes de contatos e realizar parcerias. (Foto: Geraldo Bubniak/AENPR)