O Paraná do futuro em pauta
Com índices que a tornam cada dia mais modelo para o Paraná e o Brasil, em que pese ainda enfrentar inúmeros problemas comuns às cidades que crescem muito rapidamente e que precisam ser enfrentados de forma efetiva e urgente, Cascavel foi escolhida para abrir uma série de cinco fóruns regionais destinados a planejar o futuro de forma estratégica e adequar o orçamento do Estado à realidade de cada região que dele faz parte.
Realizado na Unioeste, o encontro reuniu representantes de 109 municípios da macrorregião e teve o debate centrado principalmente no programa Paraná Produtivo, criado em 2021 para fomentar a identificação de potenciais e carências e desenvolvendo estratégias para fazer frente a essas demandas e que já abrange todos os 399 municípios paranaenses.
"O papel do poder público é alinhar esse desejo da sociedade com a realidade orçamentária e tirar do papel sonhos importantes de cada território. Queremos ser mais assertivos em relação ao sentimento da região. Que esse sentimento seja colocado no orçamento e, consequentemente, vire uma ação concreta para beneficiar a vida de milhares de paranaenses", destacou o secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, que veio de Curitiba especialmente para esse fórum.
"Os municípios precisam muito de planejamento e, naturalmente, devem escutar e envolver a sociedade civil organizada, o setor privado, o mundo político. E isso precisa estar dentro de uma lógica, de uma metodologia, para que se possa instrumentalizar um grande plano de longo prazo, um masterplan para 30 anos", acrescentou Guto.
O fórum de Cascavel contou ainda com a participação de diversos técnicos do governo paranaense, bem como do consultor internacional colombiano Jean Edouard Tromme, que apresentou em detalhes o programa que levou a uma transformação territorial de Medellín hoje reconhecida internacionalmente.
O segundo fórum será realizado nesta sexta-feira (24), em Curitiba. Depois será a vez de Guarapuava (13/06), Londrina (20/06) e Maringá (21/06). (Foto: Alex Adam/SEPL)