Simpósio da Maçonaria terá palestra de Fernando Schüler
O conceituado jornalista e professor universitário Fernando Schüler realizará uma palestra, em Cascavel, no dia 3 de agosto, no 2º Simpósio Sociedade, Cidadania e Ação, idealizado e realizado pela Loja Maçônica Vigilantes do Oeste nº 2713. O tema da exposição será "Cenário político e social do Brasil e a liberdade: uma leitura técnica e política". É a primeira vez que Schüler, principal palestrante nacional sobre o tema Liberdade, vai falar na Região Oeste.
O simpósio, que no ano passado reuniu mais de 350 pessoas, tem o objetivo de discutir de forma corajosa temas da atualidade, oportunizando melhor compreensão sobre os desafios, bem como a busca por soluções individuais e coletivas para a construção de uma sociedade melhor. Neste ano, a expectativa é de aumentar o público. São esperados participantes de todo o Paraná, bem como do Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, além de lideranças nacionais da Maçonaria.
"Estamos organizando a 2ª edição do Simpósio com ainda mais energia para oportunizar discussões de alto nível, elevando o conhecimento crítico do público sobre temas que são muito urgentes e que demandam coragem de enfrentamento", comenta o presidente da Loja Maçônica Vigilantes do Oeste, Maycon Corazza. "O Fernando Schüler é referência na temática da liberdade, tendo sido reconhecido com o Prêmio Liberdade Imprensa 2024 no Fórum da Liberdade, e vai trazer uma palestra impactante e transformadora", complementa Corazza.
SOBRE A INICIATIVA
A realização do simpósio está alinhada com os objetivos estratégicos da Loja Maçônica Vigilantes do Oeste, fundada em 1991, vinculada ao Grande Oriente do Brasil - Paraná. A primeira edição significou um importante marco de interação da Ordem Maçônica com a Sociedade, e criou condições de um desdobramento prático com a criação de um Fórum Permanente que reúne representantes de outras Lojas Maçônicas. O objetivo é contribuir direta e estrategicamente na criação de soluções para problemas e desafios, cumprindo o papel da Maçonaria de ser uma entidade comprometida com as causas da Sociedade.
"Quando realizamos o 1º simpósio, tivemos um verdadeiro despertar e potencializamos anseios já existentes. Chamamos as pessoas para a ação e provocamos que fizessem diferente para fazer a diferença. O evento permitiu melhorar a percepção crítica e gerou condições para o surgimento de um Fórum Permanente, que funciona com a possibilidade de participação de todas as Lojas Maçônicas de Região e o interesse na convergência de objetivos canalizadas em ações estratégicas para que tenhamos resultados práticos e efetivos", explica o presidente da Loja Maçônica.
O simpósio ocorrerá das 08h30 às 13h30 do dia 3/08 (sábado), e a conclusão será uma mesa redonda com a participação de todos os palestrantes e com a possibilidade de interação do público. Podem participar membros da Maçonaria e seus familiares, além de lideranças vinculadas a entidades. As inscrições estão abertas pelo site: https://www.e-inscricao.com/simposioregionalsociedadecidadaniaeacao. O evento tem o patrocínio da construtora Bastian e Lora.
SOBRE A MAÇONARIA
A Maçonaria é uma Instituição secular, cuja essência principal é filosófica, filantrópica e educativa. O seu objetivo é reunir pessoas comprometidas com o bem comum e com a construção de uma Sociedade melhor. No Brasil, a Ordem Maçônica surgiu organizada em 1822 com a fundação do Grande Oriente do Brasil. No Paraná, a primeira Loja Maçônica foi fundada em 1837.
A Maçonaria tem o objetivo de auxiliar o desenvolvimento da humanidade enquanto Sociedade organizada, formando construtores sociais ou formadores de opinião. A expressão pedreiro-livre, comumente usada na Instituição, é reveladora da grande construção que os maçons estão empenhados: o edifício social.
Vale destacar que são princípios da Instituição: a liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, raças, nações; a igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, a raça ou nacionalidade; a fraternidade de todos os homens, já que somos todos filhos do mesmo Criador e, portanto, humanos e como consequência, a fraternidade entre todas as nações.
A Maçonaria combate, nesse sentido, a ignorância, a superstição, o fanatismo, o orgulho, a intemperança, o vício, a discórdia, a dominação e os privilégios. (Foto: Divulgação)