Empresa de turismo financia ônibus com a ajuda do Sicoob
Jarbas Arnaldo Ribeiro, conhecido como Arnaldo, sempre gostou de estar na estrada. Trabalhando como músico, ele viajava o Brasil para apresentações e, graças a profissão, desenvolveu diversas habilidades, por exemplo, falar em público. Com vontade de trocar de profissão, Arnaldo passou a atuar no ramo de transportes de passageiros com ônibus, dividindo o tempo entre viagens de compras em São Paulo e de turismo.
Em 2019, ele e a esposa, Lorena Dobrantz, decidiram se aventurar no empreendedorismo e abriram a própria empresa. Arnaldo fez o curso de guia turístico e se cadastrou junto ao Ministério do Turismo e o casal de empreendedores adquiriu um pequeno ônibus. O ano foi próspero, mas em 2020, o trabalho foi interrompido pela pandemia.
Com quase dois anos afetados pela situação, o retorno foi marcado por mudanças. "Nós sempre tivemos os pés no chão, então o ônibus já estava pago e nós conseguimos superar o desafio. No fim da pandemia, nós vendemos esse ônibus menor e compramos um melhor, as viagens voltaram e demos sequência com a nossa empresa".
A agência de turismo, que havia começado com aparelhos usados e um ônibus pequeno, aos poucos foi se transformando e mudando de forma. Em outubro de 2022 o casal encontrou o Sicoob Credicapital, período em que abriram uma conta na cooperativa e passaram a conhecer mais a fundo sobre cooperativismo.
Com o crescimento dos negócios e a vontade de ir cada vez mais distante, em 2024 o casal tomou uma importante decisão: adquirir um ônibus leito-leito. E, naquele momento, a escolha de instituição financeira para essa compra foi clara: o Sicoob Credicapital.
"Nós temos muita sorte em ter amigos, porque o ônibus que compramos anteriormente foi de um amigo nosso, que facilitou o pagamento. E agora o segundo ônibus tivemos ajuda dos amigos do Sicoob, porque eu considero os gerentes, funcionários como amigos".
Uma parte equivalente a 35% do valor do veículo foi financiada pela cooperativa. Arnaldo conta que não tinha dúvidas de que o investimento daria certo, com a colaboração da instituição financeira correta. "O Sicoob tem interesse em nos ajudar, porque nos ajudando, eles também estão sendo ajudados e nós temos aquele amor pela cooperativa, como se fosse nossa, então temos que torcer para que a instituição cresça".
O veículo proporciona maior conforto aos passageiros, o que permitirá viagens para o Nordeste brasileiro e outros países, como Argentina, Chile e Uruguai. (Foto: Divulgação)