Solidariedade sem fronteiras
Não deve haver fronteiras quando se trata de ajudar o próximo, sobretudo em momentos emergenciais como o gerado pela catástrofe dos últimos dias no Rio Grande do Sul. Essa é uma das principais lições extraídas da lei aprovada pela Assembleia e que acaba de ser sancionada pelo governador em exercício Darci Piana (Ratinho Junior ainda está em viagem do exterior) instituindo a Rede Estadual de Ajuda Humanitária, a primeira do País com abrangência nacional.
De acordo com o texto da lei, que pode ser acessado na íntegra AQUI, o governo estadual poderá agir de maneira mais célere em situações extremas para promover ações com respostas rápidas e de caráter humanitário não só dentro do Paraná, mas em qualquer outro Estado da Federação.
De maneira geral as crises humanitárias impõem decretos de situação de emergência ou calamidade, aprovados por governos estaduais e federal, para permitir que a Defesa Civil apoie a distribuição de materiais para socorrer flagelados. Com a Rede Estadual de Ajuda Humanitária, a ideia é que essa liberação seja feita bem mais cedo, inclusive antes dos decretos, e possa atender inclusive outros estados, para distribuição de donativos, de efetivo para o trabalho e também de recursos financeiros.
O Paraná, aliás, está dando um verdadeiro show de solidariedade no caso das enchentes no Rio Grande do Sul. Mais de 300 caminhões já foram encaminhados àquele Estado levando principalmente alimentos, roupas e materiais de limpeza. Nosso Estado também enviou equipamentos pesados para desobstrução de rodovias. (Foto: Valdelino Pontes/Secid)