Paraná aciona serviço Alerta Geada para ajudar agricultor
Está novamente disponível desde as primeiras horas desta terça-feira (14) e pode ser acessado gratuitamente no aplicativo IDR Clima, nas páginas do IDR-Paraná e Simepar e no telefone (43) 3391-4500 o serviço Alerta Geada, criado para auxiliar o agricultor paranaense no período de inverno.
As previsões de geadas são divulgadas com três dias de antecedência e confirmadas por boletins até 24 horas antes das ocorrências. Os avisos são amplamente difundidos por uma rede formada por órgãos públicos estaduais, prefeituras, cooperativas, associações rurais, técnicos e profissionais de agronomia, entidades comunitárias e veículos de comunicação. Além da agricultura, são beneficiados outros setores da economia como turismo, comércio e construção civil.
No Paraná as geadas costumam ocorrer em junho, julho e agosto, quando intensas ondas de ar frio atingem todas as regiões do Estado, com maior frequência no Sudoeste, Sul, Centro, Região Metropolitana de Curitiba e Campos Gerais.
CONFIABILIDADE
Lançado há 29 anos, o serviço Alerta Geada apresenta alto grau de confiabilidade. Para fazer a previsão duas vezes ao dia, o Simepar monitora as condições do tempo com base em dados de temperaturas, pressão atmosférica, ventos e umidade do ar coletados por estações telemétricas em superfície. Também são observadas imagens provenientes de satélites.
Tomando por base o histórico climatológico do Estado, é analisado um campo meteorológico em ampla escala, com dados nacionais e internacionais integrados. Um mapa de probabilidade classifica a geada como fraca, moderada ou forte. Em seguida, a equipe de agrometeorologia do IDR-Paraná interpreta as informações e divulga o alerta, com recomendações para proteção das lavouras. Se as condições para formação de geada persistirem, um aviso de ratificação é lançado até 24 horas antes da ocorrência. A qualidade do serviço é continuamente aperfeiçoada por meio de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica. (Foto: Ana Tigrinho/AENPR)