Pecadores católicos têm novas regras para serem perdoados
Antecipando-se ao novo Ano Santo, que será celebrado em 2025, o Vaticano divulgou nesta segunda-feira (13) um guia com novas instruções específico para os fiéis católicos obterem o perdão dos seus pecados. "Os fiéis verdadeiramente arrependidos obterão (...) plena indulgência, remissão e perdão dos seus pecados", explicou o cardeal Angelo De Donatis ao anunciar a novidade.
Ele foi ainda mais específico, dizendo que os fiéis poderão se beneficiar da indulgência fazendo uma peregrinação a uma das quatro basílicas papais de Roma (São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior ou São Paulo Extramuros) ou a uma das três localizadas da Terra Santa (Santo Sepulcro em Jerusalém, Natividade em Belém e Anunciação em Nazaré).
Ainda de acordo com Donatis, quem não tiver condições de viajar até lá poderá obter a indulgência "participando piedosamente de missões populares, exercícios espirituais, encontros de formação sobre textos religiosos ou visitando por tempo suficiente pessoas em dificuldade (enfermos, presos, idosos sozinhos, deficientes...)".
Outra alternativa é participar de "iniciativas que apliquem concreta e generosamente o espírito de penitência (…) abstendo-se, pelo menos por um dia, de distrações fúteis" ou "atribuindo uma quantia em dinheiro aos pobres". (Foto: Instituto Meninos de São Judas Tadeu)