RS: mortos já passam de 100 e governo antecipa Bolsa Família
R$ 19 bilhões é a primeira estimativa de custos das enchentes que castigam o Rio Grande do Sul, feita por técnicos do governo estadual. Ao anunciar esse número, o governador Eduardo Leite fez questão de frisar que a estimativa é baseada em "cálculos iniciais", o que significa que o prejuízo poderá ser ainda maior.
O mais recente boletim da Defesa Civil gaúcha aponta que o número oficial de mortos já chegou a 107, mas que ficará muito maior já que o de pessoas desaparecidas é ainda maior: 136. Os municípios com mais mortes registradas até aqui são Cruzeiro do Sul (8), Gramado (7), Bento Gonçalves e Santa Maria (6 cada), Lajeado e Veranópolis (5 cada) e Porto Alegre (4)
E nesta quinta-feira (9) o governo federal anunciou novas medidas de socorro à população gaúcha. A principal delas é a antecipação dos pagamentos do Bolsa Família, do auxílio gás e da restituição do Imposto de Renda para moradores do Estado. A lista também inclui facilitação ao crédito para famílias, empresas e pequenos agricultores, num total de R$ 7,69 bilhões. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)