Flor laranja inspira campanha contra exploração sexual infantil
Ela se chama gérbera e tem a incomum cor laranja, que simboliza a fragilidade e a vulnerabilidade da infância, por isso foi escolhida como a flor a inspirar a já tradicional campanha com vistas a conscientizar sobre o abuso e a exploração sexual infantil, que tem até uma data nacional fixada por lei: 18 de maio. E Maio Laranja, que acaba de ser novamente lançada, é uma campanha que tem como foco lembrar a sociedade como um todo sobre a importância de se proteger os direitos mais básicos e fundamentais das crianças.
Só em Cascavel, dados do Sistema IPM Social revelam uma realidade preocupante: no ano passado, 83 crianças e adolescentes precisaram de atendimento devido à violência sexual. E neste ano, até o último dia de abril já haviam sido registrados 22 casos novos casos.
Por isso, durante todo o mês de maio a Rede de Proteção Social de Cascavel está em movimento. Nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e Creas (Centros de Convivência e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social), inúmeras atividades estão sendo realizadas. Oficinas, palestras e distribuição de materiais informativos são algumas das estratégias adotadas para disseminar conhecimento e orientações não apenas às crianças e aos adolescentes, mas também às suas famílias.
Um dos pontos altos da mobilização será o 19° Fórum de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, marcado para dia 17 na Unioeste. Com o tema "Violência Sexual contra crianças e adolescentes: da prevenção à denúncia", o evento contará com a participação de palestrantes renomadas, como Andrea Martelli, doutora em Educação e docente da Unioeste; Vanessa Marin Albiero, psicóloga da Secretaria Municipal de Assistência Social, e Andrea Simone Frias, promotora de Justiça. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando AQUI
CAMINHADA
E para dia 18 de maio, às 9h, a sociedade civil está organizando uma caminhada alusiva ao enfrentamento da violência sexual infantil. que sairá da 10ª Regional de Saúde em direção ao Fórum e toda sociedade está convidada a participar.
O Movimento "Todos Contra a Pedofilia" definiu que o tema do evento será "Manifestação pela instalação da Vara de Crimes contra Crianças, Adolescentes, Mulheres e Idosos de forma urgente". (Foto: Silvia Soluszynski/Secom)