Estado investe pesado em mobilidade na região Oeste
O governador Ratinho Junior participou nesta quinta-feira (2) de dois importantes atos em Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon, duas das principais cidades do Oeste paranaense. Inicialmente, na cidade das Cataratas, ele fez o lançamento do projeto do novo Porto Seco de Foz, que deve dobrar a movimentação de cargas na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.
A estrutura será construída pela empresa Multilog, que venceu a licitação promovida pela Receita Federal e já é responsável pela operação do atual porto seco do município. Com investimento previsto de R$ 500 milhões, a nova unidade alfandegada será instalada em uma área de 550 mil metros quadrados, às margens da rodovia BR-277, fora da área urbana da cidade, e de fácil acesso à Perimetral Leste e à Ponte de Integração Brasil-Paraguai.
"Paraguai e Argentina são parceiros estratégicos do Paraná que, por sua localização na região, têm a vocação de ser a central logística da América do Sul, ajudando no desenvolvimento da região", afirmou Ratinho Junior. "Foz do Iguaçu é a porta de entrada no Brasil dos produtos que vêm do Paraguai e Argentina, e tem que estar preparada para isso", acrescentou.
CONTORNO DE RONDON
Depois, o governador fez a entrega oficial do trecho de 6 km que retira o tráfego de caminhões do centro da cidade de Marechal Cândido Rondon (foto), permitindo uma ligação mais ágil e segura entre a PRC-467 e a BR-163. O Estado investiu R$ 43 milhões no projeto.
A obra faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, fruto de uma parceria da Secretaria de Infraestrutura e Logística com o BID. "Éuma região com um setor produtivo muito forte, que precisa de estrutura para escoar sua produção. O investimento neste contorno atende a todo o Oeste do Estado, fazendo com que a logística do escoamento da safra fique mais ágil", disse o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
No caminho entre Foz e Rondon, Ratinho Junior parou em Toledo para entregar a pavimentação da ligação Toledo-Assis Chateaubriand e lançar a pedra fundamental de outra duplicação rodoviária considerada essencial para o desenvolvimento da região: a da BR-317. (Foto: Ari Dias/AENPR)