Drone garante precisão na pulverização de lavouras
Uma das novidades que mais têm chamado a atenção dos visitantes do Agrishow 2018, evento de tecnologia para o meio rural que acontece até sexta-feira na cidade paulista de Ribeirão Preto, é um invento que promete levar precisão ao campo no momento de pulverizar as lavouras e, com isso, assegurar economia aos produtores e maior qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.
Contemporâneos da época em que ainda eram universitários - se formaram na turma de 2000 do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) - os engenheiros Celso Faria de Souza, Luciano Castro e Norberto Maraschin Filho desenvolveram um drone que assegura precisão muito maior no uso de inseticidas para combater pragas nas lavouras.
De acordo com os inventores, outro diferencial do Eleva Spray 150, desenvolvido em parceria com a empresa curitibana Positivo Tecnologia, é que ele conta com uma tecnologia que possibilita o funcionamento normal durante a noite, quando as condições para a pulverização são mais adequadas.
A ideia é disponibilizar o equipamento no mercado brasileiro já no início do ano que vem, mas seus inventores estão desde já de olho no mercado agrícola de outros países, como Estados Unidos, Argentina e Austrália. (Foto: Divulgação)