Causas e consequências da depressão na gravidez
Elis Gislaine Marques Sbardelotto
A depressão na gravidez é caracterizada com oscilações do humor, ansiedade e tristeza profunda, que fazem com que a grávida não se preocupe com os cuidados necessários nessa fase e que podem resultar em algum dano ao bebê.
A gravidez é um momento no qual ocorrem variações hormonais e existenciais que são comuns no período da gestação. O ideal é que a gestante mantenha-se bem fisicamente e emocionalmente nesse período, para que não ocorra nenhuma consequência para ela e para o bebê.
Se por algum motivo qualquer - hormonal, aborrecimento, etc... - a grávida começar apresentar sintomas que antes não tinha habitualmente, é importante que busque ajuda rapidamente para que seja orientada por um psicólogo ou até mesmo medicada pelo profissional capacitado.
Os principais sintomas da depressão na gravidez são: tristeza, ansiedade, crise de choro, perda de interesse, irritabilidade, agitação, fadiga, insônia ou sono constante, falta de concentração, sentimento de culpa, pensamentos de morte ou suicido e sensação de que nunca vai melhorar.
Já as principais causas da depressão na gravidez são: falta de apoio emocional, não estar casada, estar separada, não ter condições financeiras, não ter planejado a gravidez, problemas no relacionamento, problemas de saúde, perdas na gravidez, etc...
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é especialista em Psicologia Familiar Sistêmica e Orientação Vocacional e perita Avaliadora de Trânsito - Formação em Psicologia Hospitalar CRP-08/13639 - Contato 45 99912878