Hub Espaço Impulso vira modelo para instituições e órgãos públicos
O Espaço Impulso, um dos maiores hubs de inovação para o agronegócio do Brasil, se transformou em um case de sucesso bastante demandado por instituições de ensino e pesquisa, centros de inovação e também por órgãos públicos das mais diferentes regiões. Há poucos dias, o ambiente recebeu duas comitivas de fora que vieram à cidade em busca de subsídios sobre as atividades e os projetos desenvolvidos no local, que funciona no parque que desde 1989 abriga o Show Rural Coopavel.
Uma das visitas foi de alunos da pós-graduação em Agronegócio 4.0 do campus da UFPR (Universidade Federal do Paraná) em Palotina, que acontece em parceria com o Biopark de Toledo. Os estudantes, acompanhados do professor Maurício Guy Andrade, conheceram detalhes das trajetórias de 53 anos da Coopavel e dos 36 anos do Show Rural, apresentados pelo coordenador geral Rogério Rizzardi, e também do Espaço Impulso, pelo gerente de Inovação Kleberson Angelossi.
Eles puderam visitar algumas das estruturas mantidas no parque, como a Unicoop (Universidade Coopavel), onde foram recebidos pela equipe da coordenadora Tábita Paraizo, e o CTA (Centro Tecnológico de Avicultura), com recepção de colaboradores do time do coordenador Eduardo Leffer. Os pós-graduandos foram informados sobre as funções e atividades desses ambientes e tiraram dúvidas consideradas pertinentes ao curso de especialização que frequentam. Eles ainda puderam saber mais sobre algumas empresas inovadoras e startups presentes no hub de inovação.
O professor Maurício disse que as visitas técnicas, para conhecer cases de sucesso, estão integradas ao currículo da pós em Agronegócio 4.0. "Ficamos muito animados com a recepção e com a qualidade das informações compartilhadas. Só temos a agradecer à Coopavel e ao Show Rural e desejar ainda mais sucesso a todos que fazem essa cooperativa e esse grande evento acontecer. Estamos conectados em esforços para o crescimento do agronegócio", afirmou.
CATARINENSES
Os gerentes de Inovação, Kleberson Angelossi, e de TI, Rogerio Aver, também receberam diretores de um Centro de Inovação ligado à administração municipal de Joaçaba, Santa Catarina. Michel Carlesso Ávila e Severino Luís de Déa, acompanhados de diretores da Fundetec e Sebrae, estiveram no Espaço Impulso para conhecer mais do hub do agronegócio. Os catarinenses vieram à região para buscar subsídios do ecossistema liderado pelo Iguassu Valle e aproveitaram para conhecer outros atores da inovação regional. (Foto: Divulgação)