Egressos da Univel se destacam na pós em Agronomia da Unioeste
Dois egressos do curso de Agronomia da Univel, Fernando Galbiati Machado e André Amorim Bossoni, alcançaram notável sucesso ao serem aprovados em programas de pós-graduação da Unioeste. Fernando se dedica à especialização em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, enquanto André aprofunda seus conhecimentos em Engenharia Agrícola.
Fernando alcançou a quarta posição na lista de colocados, sendo aluno bolsista integral do programa Prouni na instituição. Desde o início da graduação, atua na indústria. Devido ao contato profissional com o setor industrial e a Agronomia, ele vem buscando recursos para desenvolver-se na área.
O egresso conta que tem expectativa em desenvolver trabalhos relacionados a empregabilidade e políticas públicas na cadeia produtiva agroindustrial. "A agronomia é um campo muito amplo, o que devemos explorá-la. Entender que o trabalho do engenheiro-agrônomo vai além da porteira. Devemos atuar em toda cadeia produtiva, com senso crítico, analítico e sustentável", observa ele.
EX-SAQUEIRO
André também iniciou no curso por conta da bolsa de 100% no ProUni e tem como linha de pesquisa o desenvolvimento e o armazenamento do feijão. Ele começou a sua carreira profissional como saqueiro em uma cooperativa, depois foi vendedor de semente e adubo e, por fim, recebeu uma proposta de outra empresa para ser vendedor de insumos para alimentação e nutrição animal. Na sequência, veio para Cascavel para terminar a graduação.
"A professora Vanessa, coordenadora do curso de agronomia, me falou sobre a pós-graduação aqui da Unioeste. Eu fui conversar com a coordenadora de lá e gostei muito do tema proposto", conta. "A problemática disso é que hoje a gente não consegue armazenar muito tempo o feijão em gôndolas ou até nos silos por falta de pesquisa e tecnologia, o que proporciona às vezes um feijão com tegumento mais enrijecido e com maior dificuldade de cozimento e isso faz com que o produto perda a qualidade. A minha pesquisa vai ser voltada nessa área", assinala André, que já pensa em fazer também doutorado na área.
Segundo o coordenador do curso de Agronomia, João Ramela, a pós-graduação é extremamente importante para os egressos, principalmente devido à especialização. "Hoje, na área agronômica, buscar especialistas está fazendo toda a diferença no quesito rentabilidade. O nosso produtor acaba sofrendo muito com questões climáticas e também com as variações econômicas, o que acaba impactando diretamente na sua renda. Automaticamente, quando você se especializa em uma atividade como é o caso, por exemplo, das culturas de milho e soja, que são as mais evidentes na nossa região, aumenta a busca por profissionais que também acabam se tornando especialistas", explica, acrescentando que 90% dos egressos de Agronomia da Univel já estão atuando no mercado.
FAZENDA ESCOLA
Para as aulas práticas do curso contam com uma área de 17,24 hectares de terra onde foi criada a Fazenda Escola, um espaço em meio à natureza com estrutura completa para as aulas práticas dos futuros engenheiros agrônomos. No local, eles aprendem sobre plantios, uso dos maquinários, implementos agrícolas, aplicações, qual defensivo utilizar, quais as doenças e pragas que mais afetam o plantio, situações que interferem no manejo e outros. Nem sempre o que se vê na teoria é simples para ser colocado em prática, por isso a Fazenda Escola proporciona a oportunidade dos alunos vivenciarem a realidade da profissão. (Foto: Divulgação)