O campo sobre duas rodas: Pronaf agora financia também motocicletas
O Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar) trouxe como grande novidade para este ano a inclusão de motocicletas na lista de itens que podem ser financiados para facilitar o trabalho no campo. E elas podem ser adquiridas com taxas de juro subsidiadas, que variam entre 2,5% a 5,5% ao ano, parceladas em até 120 meses e com três anos de carência.
A medida vai ao encontro de uma tendência presente há alguns anos no campo, que é substituir o cavalo pela motocicleta em algumas atividades. A novidade foi anunciada em maio, com a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre o governo federal e a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e similares), mas ainda não chegou ao conhecimento de muitos produtores.
De acordo com o diretor-executivo da associação, José Eduardo Gonçalvez, a expectativa do setor é grande, uma vez que se trata de um nicho de mercado representativo. "Temos informação que são 4 milhões de famílias cadastradas no Pronaf. Se multiplicar por cinco membros de cada família, são 20 milhões de pessoas. É um potencial muito grande diante de um mercado que vende menos de 1 milhão de motocicletas por ano", afirma.
Nos últimos dez anos houve uma grande evolução da substituição da tração animal pelas chamadas motocas, e a expectativa é de que isso cresça de forma bem mais substancial com esse incentivo governamental. (Foto: Arquivo)