Itaipu destina R$ 8 milhões para incentivar a prática da canoagem
A Itaipu Binacional renovou o convênio com o Projeto de Canoagem do Instituto Meninos do Lago para atender mil alunos, entre crianças e adolescentes, adultos, idosos, pessoas com deficiência e mulheres que passaram pelo câncer de mama. O investimento da empresa será de R$ 8 milhões por quatro anos de parceria. Atualmente, o projeto atende cerca de 900 pessoas, também com o apoio da usina.
Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, o projeto, além de promover a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, colocou Foz do Iguaçu entre as referências do Brasil quando o assunto é canoagem. "É importante dar apoio para a formação de novos atletas, na canoagem ou paracanoagem, mas é fundamental entender também a importância de um projeto que abre horizontes para as pessoas e promove a inclusão social", afirma.
Enquanto as crianças e adolescentes aprendem e se desenvolvem nas modalidades de caiaque polo e canoagem slalom, pessoas com deficiências limitadoras de membros inferiores praticam canoagem de velocidade, e as mulheres remam o "dragon boat", popularmente chamado de canoagem rosa, que envolve especialmente mulheres sobreviventes do câncer de mama.
AULAS
As aulas acontecem em polos distribuídos por bairros de Foz do Iguaçu e também no Canal Itaipu, no Parque da Piracema, nas instalações da usina. "O trabalho com esse público visa promover a inclusão social por meio do esporte. As remadoras rosas também atuam como multiplicadoras da conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama e cuidado da saúde das mulheres", explica a gestora do convênio por Itaipu, Luciany Franco.
A coordenadora do projeto Meninos do Lago, Magda Adriana Hida Couras, destaca que a parceria com a Itaipu é fundamental para o sucesso do projeto que, além de trabalhar com pessoas em situação vulnerável, também atua com cadeirantes e mulheres que tiveram câncer de mama. "É muito importante para a autoestima de todos os envolvidos. Isso sem contar a formação de grandes talentos da canoagem pelo projeto", diz.
Esse instituto é referência no esporte e na formação de talentos, como a campeã Ana Sátila. Em 14 anos de existência do Projeto Meninos do Lago - Canoagem, a instituição já conquistou para o Brasil 149 medalhas, em eventos internacionais. (Foto: Divulgação)