O papel da alimentação na prevenção do câncer
Diversas evidências apontam que a alimentação desempenha papel significativo na carcinogênese. As mortes por câncer são atribuídas a fatores ambientais, sendo a dieta e o tabaco os principais deles, seguidos por outros como ocupação, consumo de álcool, poluição e aditivos alimentares. Mas os dados estatísticos indicam que uma alimentação apropriada pode prevenir até 4 milhões de novos casos de câncer a cada ano no mundo.
Assim, a prevenção do câncer permeia hábitos saudáveis de vida, dentre os quais alimentação saudável, manutenção do peso adequado, prática regular de exercícios físicos, redução de carne vermelha e bebida alcoólica e combate ao tabagismo.
Obesidade e sedentarismo são situações que desencadeiam desequilíbrios metabólicos que predispõem ao câncer, enquanto o exercício físico regula o funcionamento hormonal e o funcionamento do sistema imune, aumenta o gasto energético e reduz a gordura corporal. Essa redução está associada a menores riscos de desenvolver muitos tipos de câncer.
Os fitoquímicos podem ser categorizados em três principais grupos: os compostos fenólicos (flavonoides e não flavonoides), os carotenoides (carotenos e xantófilos) e outras substâncias (como fitosteróis, compostos nitrogenados e organossulfurados).
Dessa forma, a ingestão de alimentos naturais, como repolho, brócolis, alho, cebola, frutas cítricas, chá verde, soja, gengibre e frutas vermelhas tem demonstrado, em diversos estudos, possuir atividades quimiopreventivas.
Ao observarmos os dados a seguir, vemos a ação de matrizes alimentares ou extratos sobre os quais já existem estudos clínicos e/ou epidemiológicos que comprovam, majoritariamente, seu efeito na redução dos riscos de alguns tipos de câncer:
- 3 xícaras/dia de chá verde retardam e reduzem em até 27% a recorrência de tumor de mama;
- 1 a 2 taças de vinho/dia inibem o aparecimento e o aumento do apoptose de células cancerosas e reduzem em até 60% a incidência de câncer de pulmão;
- O consumo regular de produtos à base de soja reduz em até 40% a incidência de câncer de mama;
- Casca de uva, suco de cranberry, chocolate, 0,5 a 5g/dia de cacau em pó por 5 a 12 dias inibem o aumento do apoptose de células cancerosas, embora os estudos clínicos não mostrem benefícios na prevenção:
- Molho de tomate, melancia e mamão regulam os processos oxidativos e anti-inflamatórios, induzem o apopteose e inibem a divisão de células cancerosas, reduzindo a incidência de câncer de próstata e pulmão;
- Brócolis e seus brotos induzem o apoptose e reduzem a proliferação celular, inibindo a invasão tumoral, além de terem efeito anti-inflamatório;
- 12g/dia de curcumina por três meses induzem o apoptose e inibem a proliferação de células cancerosas, melhorando o efeito do quimioterápico 5-FU.
12 DICAS IMPORTANTES
- Não fumar;
- Adotar uma alimentação saudável;
- Manter o peso corporal adequado;
- Praticar atividades físicas;
- Amamentar;
- Realizar exame preventivo de câncer do colo do útero a cada três anos, para mulheres com idade entre 25 e 64 anos;
- Vacinar as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos contra o HPV;
- Vacinar-se contra a hepatite B;
- Evitar bebidas alcoólicas;
- Evitar carnes processadas;
- Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h;
- Evitar a exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho.
Por fim, podemos compreender que mantermos a qualidade de vida com alimentação, exercícios físicos, boas noites de sono, exposição ao sol com cuidados e ingestão adequada de alimentos são medidas que contribuem muito para a prevenção de câncer e outros problemas de saúde futuros.
(Fontes: Lopes Campos Ferraz; P. Nutrição e exercício na prevenção primária do câncer; Ciência na Sociedade: Revista Científica do Instituto Nikola Tesla, [S. l.], v. 1, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciencianasociedade.institutonikolatesla.com.br/index.php/1/article/view/3. Acesso em: 8 abr. 2024). (Foto:: Shutterstock / Sport Life)
Aline Luiza Scopel é nutricionista pós-graduada em Emagrecimento e Metabolismo - Formação em Saúde da Mulher, CRN 14460 - Contato (45) 99109-0539