Ala materno infantil do HU leva nome de antiga parteira
Entregue nesta sexta-feira (5), após anos de luta, a ala materno infantil do Hospital Universitário de Cascavel recebeu o nome de Elvira Feiten Franz, que foi servidora pública estadual e enfermeira, mas ganhou notoriedade mesmo como parteira, pelas mãos de quem muitos cascavelenses vieram ao mundo. Ela faleceu em 1978 e seu nome é referência em atendimento materno infantil até hoje entre profissionais da saúde.
Elvira ficou conhecida como uma mulher à frente do seu tempo. Sua história inspira muitas pessoas que se dedicam a essa profissão, que é cuidar do próximo. A filha de Elvira, dona Maria Rita Sarolli, participou da cerimônia e falou da felicidade que foi acompanhar esse momento. "Ela fez tanto por Cascavel, inclusive o primeiro posto de saúde. Eu me lembro de como ela sempre cuidava das pessoas", afirmou.
ESTRUTURA AMPLA
Com um total de 5.127,54 metros quadrados de área construída, a nova ala tem três andares e toda a estrutura médica e clínica necessárias. São 70 leitos adultos e 98 berços (incluindo de UCI e UTI), frutos de um investimento total de R$ 19 milhões. O segundo piso, local onde estão os leitos, já está funcionando desde o último trimestre de 2023, e agora será feita a ocupação gradativa do térreo e do primeiro pavimento.
"Essa é uma conquista significativa para toda a nossa região, representando a última obra concluída em nossa universidade. A ala já está à disposição da população, pois transferimos a maternidade para ampliar os leitos no nosso Hospital Universitário. Essa mudança no centro obstétrico e nas UTIs certamente proporcionará uma condição muito melhor para as gestantes que precisam estar ali. Além disso, é uma melhoria essencial para os nossos profissionais que atuam com extrema dedicação. O Hospital Universitário agora se consolida como uma grande maternidade", destacou o reitor da Unioeste, Alexandre Webber.
O diretor geral do hospital, Rafael Muniz de Oliveira, lembrou a longa luta para chegar a este momento. "A construção da ala materno infantil começou há anos, ficou paralisada em gestões e governos anteriores. No entanto, com bastante trabalho foi possível retomar o projeto junto à gestão do governador Ratinho Jr e do secretário de Saúde do Estado, Beto Preto. A inauguração da unidade é um momento de alegria e satisfação", declarou.
O ato contou com a participação do secretário Beto Preto, do prefeito Leonaldo Paranhos, dos deputados estaduais Gugu Bueno e Marcio Pacheco e do deputado federal Nelsinho Padovani, dentre outras autoridades e servidores do HU e da Unioeste. (Foto: Divulgação)