Curso ensina produtor rural a preencher nota fiscal eletrônica
A falta de chuvas, que já vem causando grandes perdas na lavoura, não é a única preocupação dos agricultores paranaenses por esses dias. É que o uso da NFP-e (Nota Fiscal de Produtor Eletrônica) passa a ser obrigatório no dia 1º de maio, ou seja, em menos de um mês. Por isso, a Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) preparou um treinamento gratuito e online, que pode ser feito acessando este LINK.
Para emitir a NFP-e, é preciso fazer um cadastro. O acesso ao portal da Receita Estadual é exclusivo, individual e de responsabilidade do produtor. A recomendação é que o usuário mantenha sua chave e senha de acesso em segurança, sem fornecer essas informações a terceiros.
"Nós estamos acompanhando essa questão nos últimos anos, pedimos a prorrogação do prazo para termos o tempo necessário de adequação. Sabemos que o campo tem muitas realidades, o que impõe desafios nesse processo, e o treinamento da Faep vem dentro desse pacote de medidas para que o produtor não seja penalizado. Nossa intenção é que a transição ocorra com o menor transtorno possível", diz o presidente Ágide Meneguette.
A mudança para a NFP-e é obrigatória apenas para as operações estaduais. A alteração faz parte de um processo para levar mais agilidade e eficiência fiscal, já que a nota eletrônica é gerada e autorizada imediatamente pelo portal da Receita Estadual. Outra vantagem é o fato de o produtor rural não precisar se deslocar até a prefeitura para buscar e/ou entregar os talões de papel e carbono. (Foto: Sistema Faep)