Tecnologia e inovação ditam a nova ordem no setor empresarial
Mais de cem cascavelenses participaram na noite de quarta-feira, na associação comercial, da primeira palestra do Trimestre da Indústria, organizado pelo Acic Labs em parceria com o Sicoob e o Sistema Fiep/Senai. A palestra inaugural foi com o consultor Emirsson Rodrigues, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, que falou sobre Inovação para a transformação digital - desafio do novo contexto tecnológico.
Emirsson apresentou alguns cases de empresas incubadas no Centro Internacional de Inovação, mantido pela Fiep. Ele informou sobre algumas ainda em processo de fortalecimento e de consolidação de suas soluções e de outras que, depois de passar pela unidade, já conquistaram mercados e têm valorização gradual. "Inserir as empresas em um novo mundo tem caráter imprescindível, porque a tecnologia e a inovação ditam a nova ordem mundial", de acordo com ele.
Um dos desafios mais urgentes do setor produtivo brasileiro, de acordo com o consultor, é de melhorar a capacidade produtiva dos colaboradores. Hoje um norte-americano tem performance equivalente à de sete trabalhadores brasileiros. Emirsson destacou a criatividade e o sucesso de startups e de algumas que, em pouco tempo, passaram a valer bilhões. Outro impacto de peso é gerado pelas impressoras de tecnologia 3D, que há poucos anos custavam até US$ 40 mil e hoje saem por apenas algumas centenas de dólares.
INOVAÇÃO
Os números movimentados pelas startups são impressionantes. Menos de 1% dessas empresas geram mais de 60% dos novos empregos. Emirsson abordou ainda sobre a startup de alto impacto industrial, que tem base tecnológica com foco em soluções inovadoras capazes de impulsionar a produtividade e combater desperdícios. "E tudo isso soma no cenário da indústria 4.0, que alia as tecnologias às mais diferentes etapas do sistema produtivo". Um deles envolve o uso das impressoras 3D que já alteram o contexto de estoque em todo o mundo. Na necessidade de uma peça específica é preciso então só acionar a programação correspondente e em pouco tempo ter o item em mãos, sem envolver logística nenhuma.
O diretor de Comunicação Social da Acic, Carlos Guedes, informa que a proposta da aceleradora criada há cerca de um ano pela associação comercial é justamente a de aproximar empresários e seus colaboradores em um novo mundo. "E ele é dos mais fascinantes, exige pensar e agir diferente, sempre com os olhos voltados para as mudanças que as tecnologias e a inovação ditam". (Foto: Assessoria Acic)