Sicoob Credicapital leva noções sobre finanças a crianças e jovens
A GMW (Global Money Week) é uma ação promovida pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) com principal objetivo abordar a gestão segura e responsável das finanças pessoais, especialmente para crianças, jovens até 29 anos e professores.
Participante tradicional desse evento, o Sicoob Credicapital impactou 840 crianças e jovens só em Cascavel com as ações desenvolvidas de 18 a 24 de março.
A primeira ação ocorreu na Escola Municipal Diva Vidal, com a contação de histórias da Coleção Financinhas, do livro "Caio achou uma moedinha", feita para mais de 400 crianças.
Na terça-feira, cerca de 50 alunos do ensino médio do Colégio Santa Maria foram recebidos na Agência Migrante para um bate-papo sobre educação financeira, modelos de investimento e poupança.
Os cooperados da Coopecac, cooperativa mirim criada em parceria com o Colégio Adventista, também foram impactados com a ação, participando de um concurso de desenho relacionado ao tema deste ano da GMW. Ao todo, 30 crianças participam do projeto.
Já na quinta-feira, mais de 50 alunos dos cursos técnicos do Senai acompanharam palestra sobre educação financeira, conduzida pela equipe da Agência Carlos Gomes, em que também foram apontados riscos potenciais no setor financeiro, como golpes e fraudes, conforme a proposta da GMW. O tema também foi apresentado para mais de 250 alunos do ensino médio do Colégio Adventista, pela equipe da Agência Itália.
Para fechar a semana, na sexta-feira foi realizada uma leitura guiada para 60 crianças do Cemic (Centro do Estudo do Menor e Integração à Comunidade), também da Coleção Financinhas.
"Essas ações são muito importantes para o desenvolvimento dos jovens, para que eles se tornem adultos com qualificação financeira específica, sabendo fazer escolhas financeiras saudáveis", explica o presidente do Conselho de Administração, João Irani Flores.
Todas as ações foram desenvolvidas pela UDC (Unidade de Desenvolvimento Cooperativo) em parceria com os voluntários transformadores da cooperativa.
Neste mês, a UDC também firmou parceria com a Secretaria Municipal de Educação para capitação de professores através do programa Financinhas do Instituto Sicoob, a fim de que tenham o conhecimento lapidado para que transmitam aos alunos e façam com que eles se tornem jovens financeiramente conscientes. (Foto: Divulgação)