Cursos do Senar vão ensinar agricultor como operar drones
O Senar-PR vai ofertar, a partir da próxima semana, uma série de cursos sobre o uso de drones agrícolas nos Centros de Treinamento Agropecuário de Assis Chateaubriand, na Região Oeste, e de Ibiporã, no Norte do Paraná. O treinamento, em parceria com a empresa Tecponta/Megadrone, terá carga de 24 horas e ocorrerá ao longo de três dias, com conteúdo focado na tecnologia de aplicação de agrotóxicos com os equipamentos, ciclo de Agricultura de Precisão e boas práticas operacionais de acordo com a legislação vigente. As inscrições serão realizadas diretamente nos CTAs.
No CTA de Assis Chateaubriand ele será realizado de 25 a 27 de março, 27 a 19 de maio, 18 a 20 de junho, 6 a 8 de julho, 29 a 31 de outubro e 19 a 21 de novembro. Já no CTA de Ibiporã ele será de 9 a 11 de abril, 7 a 9 de maio, 9 a 11 de julho, 20 a 22 de agosto, 10 a 12 de setembro e 1º a 3 de outubro.
A capacitação está disponível para produtores e trabalhadores rurais já envolvidos na atividade de pulverização com drones agrícolas, e que desejam se aprimorar para aproveitar ao máximo o potencial dessa tecnologia. Para participar, é obrigatória a comprovação de vínculo com o meio rural mediante apresentação d o Cadastro de Produtor Rural ou da declaração de Imposto Territorial Rural. Trabalhadores rurais também podem fazer o curso, comprovando vínculo por meio da Carteira de Trabalho, ter no mínimo 18 anos e possuir o Ensino Médio completo.
E para os profissionais que ainda não estão na atividade, mas têm interesse em ampliar os conhecimentos sobre o uso de drones no meio rural, o Senar-PR disponibiliza em seu catálogo o curso "Operação de drones", com carga de 24 horas. Em 2023, foram realizadas mais de 300 turmas em todas as regiões do Paraná. Para se inscrever, basta acessar a seção cursos do Senar-PR ou direto com o sindicato rural local. (Foto: Divulgação)