Com apoio do Rotary, Cascavel vai ganhar viveiro de araucárias
A passagem do Dia Mundial da Água foi marcada por ampla programação desenvolvida nesta sexta-feira (22), no Parque Tecnológico da Coopavel, onde até estudantes de 3º a 5º anos das escolas municipais Zumbi dos Palmares e São Francisco de Assis participaram de uma formação com foco na educação ambiental.
Na ocasião ocorreu o lançamento do Programa de Recuperação de Nascentes e a Sanepar fez a entrega, ao Município, de materiais a serem utilizados na retenção de lixo e entulho nos rios que cortam a cidade. O ponto alto, no entanto, foi a formalização de uma parceria com o Rotary Club para criação de um viveiro de araucárias de enxerto, que ficará ao lado da Fundetec, em uma área cedida pelo Município.
De acordo com Marli Cargnin, coordenadora do Distrito 4640 do Rotary Club para a área do meio ambiente, esse tipo de araucária, desenvolvido na Embrapa Florestal de Curitiba, possui apenas de cinco a seis metros de altura produz os primeiros frutos de quatro a cinco anos após o plantio. 30 mudas foram adquiridas com recursos dos próprios rotarianos e apoio da Cresol e plantadas recentemente na região do Lago Municipal de Cascavel.
A ideia, ainda segundo Marli, é que nesse viveiro sejam produzidas mudas para replantio em mais de 50 municípios das regiões Oeste e Sudoeste onde isso seja possível. Uma das condições para tanto é que tenham no mínimo 400 metros de altitude, pois abaixo disso a araucária tem muitas dificuldades de se desenvolver.
Também participaram do ato o secretário municipal do Meio Ambiente, Ney Haveroth, e o gerente regional da Sanepar, Rodolpho Tanaka Savelli, a vereadora Beth Leal e demais representantes do Rotary, bem como do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal. (Foto: Vanderlei Faria/Secom)