Por diretas-já também na OAB
A Subseção de Cascavel da OAB encaminhou ofício solicitando formalmente a inclusão na pauta do Conselho Federal da Ordem, da proposta alterando as regras para garantir eleições diretas para a advocacia. Sob o lema "Cada Advogado um Voto - Queremos Escolher Nossos Representantes", o documento ao presidente do Conselho, José Adalberto Simonetti Cabral.
"Essa é uma demanda antiga da advocacia cascavelense. Entendemos que para democratizar o processo das eleições essas mudanças são necessárias", comentou o presidente da OAB cascavelense, Alex Gallio.
Atualmente, 1.381.706 advogados estão inscritos no Conselho Federal, porém o processo eleitoral em vigor desde 1994 tem se mostrado obsoleto e limitante para a democracia, ao restringir a participação apenas às seccionais e conselheiros federais. Para a OAB Cascavel, a exigência de apoio de, no mínimo, seis seccionais estaduais para formar uma chapa também representa um entrave à representatividade e à renovação na escolha dos representantes da classe.
A OAB Cascavel e seus membros defendem que a implementação de eleições diretas permitirá maior participação da base, promovendo debates e representatividade ampliada nas decisões do Conselho Federal. "Como guardiã das prerrogativas dos advogados e defensora da democracia, a Ordem entende ser fundamental garantir a voz e o direito de decisão de todos os profissionais da advocacia", explicou Gallio, que durante a entrega se fez acompanhar do tesoureiro Charles Lustosa, do ex-presidente Jurandir Parzianello, da secretária geral adjunta Clarissa Sgarioni e de presidentes e membros de comissões. (Foto: Divulgação)