Ronaldo Caiado vem aí
Além de afastar o deputado Luciano Bivar, acusado de práticas nada republicanas para se manter no comando do partido, o encontro da noite de ontem (18) da cúpula do União Brasil foi uma espécie de pontapé inicial da pré-campanha do primeiro nome para a corrida sucessória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Aproveitando o vácuo criado pela cassação dos direitos políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro, a agremiação fechou em torno do nome do governador de Goiás para o pleito de 2026. Deputados, senadores, governadores e prefeitos presentes encerraram o encontro gritando, em coro, "Ronaldo Caiado presidente".
Com grande apoio do agronegócio, Caiado já foi candidato a presidente uma vez, em 1989, à época com apenas 39 anos. Aquele pleito, o primeiro após o Movimento Diretas-já, foi vencido por Fernando Collor, que superou Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno com uma diferença de pouco mais de 4 milhões de votos.
E nos bastidores já acontecem articulações para que Caiado seja candidato não só do União Brasil, mas também do Progressistas e do Republicanos, que alinham, embora de forma ainda embrionária, a formação de um superpartido. (Foto: Lula Marques/AGBR)