Cascavel apela ao fumacê. Veja bairros contemplados
Em epidemia de dengue, com quase 7 mil casos confirmados da doença até semana passada, Cascavel aderiu nesta segunda-feira (18) ao emprego do chamado fumacê. Desde o fim da madrugada, a aplicação está sendo feita no Cascavel Velho, Periollo, Morumbi, São Cristóvão, Presidente e Pacaembu, bairros entre os com maior número de registros da doença, com o uso de quadro veículos da Secretaria de Estado da Saúde vindos de Apucarana.
A ideia é manter esse trabalho pelos próximos 30 dias e atingir mais de 45 mil imóveis a fim de ter um resultado mais efetivo, com aplicações das 5h às 10h e das 16h às 22h, e os próximos bairros a serem contemplados são Floresta, Interlagos, Colmeia, Cataratas, Brasmadeira, Brasília, XIV de Novembro, Universitário, Parque São Paulo, Santa Felicidade, Neva, Guarujá, Santa Cruz, Esmeralda, Alto Alegre e Pioneiros Catarinenses.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Miroslau Bailak, o fumacê é um recurso efetivo, na medida em que se caracteriza pela aplicação de um inseticida, mas só pode ser aplicado mediante autorização prévia da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde.
Durante a aplicação, é recomendável que os moradores protejam animais de estimação, alimentos, caixas d’água e a si próprios, pois o veneno costuma causar pequenas alergias e problemas respiratórios. Portas e janelas devem permanecer fechadas durante a passagem dos aplicadores, mas podem reabertas logo em seguida.
A população também deve estar ciente de que o fumacê só elimina o mosquito alado, ou seja, aquele que está em circulação, por isso é fundamental manter os cuidados necessários à eliminação dos criadouros.
ATENDIMENTO
Por outro lado, a Secretaria de Saúde de Cascavel decidiu manter até a próxima sexta-feira (22) o atendimento exclusivo a pacientes com suspeita de dengue nas unidades de saúde dos bairros Presidente, Morumbi e Pioneiros Catarinenses. O atendimento é feito diariamente das 7h às 19h.