Fórum nesta sexta debate futuro da indústria do Oeste paranaense
Dando cumprimento a uma das principais metas de seu plano de gestão à frente da Fiep, o empresário Edson Vasconcelos comanda nesta sexta-feira (15), das 8h às 12h, no Anfiteatro Emir Sfair, no Centro de Eventos de Cascavel, o primeiro de seis fóruns regionais da indústria paranaense - os próximos serão em Francisco Beltrão (22 de março), Maringá (5 de abril) e outros em datas e locais ainda indefinidos nas regiões Norte, dos Campos Gerais e Metropolitana de Curitiba e Litoral.
Com a presença do secretário estadual Ricardo Barros, deputados, prefeitos, líderes empresariais e demais convidados, esse primeiro fórum vai debater o futuro da indústria do Oeste paranaense como um todo. "O grande objetivo é envolver toda a comunidade e a opinião pública qualificada em torno do tema indústria", explica Vasconcelos. "É mostrar que o setor tem grande potencial de melhorar a renda per capita do Paraná e de seus municípios. Mas, para isso, é preciso criar um ambiente que incentive efetivamente a atividade industrial, de acordo com as necessidades, particularidades e potencialidades de cada região do Estado", acrescenta.
TEMAS PRIORITÁRIOS
No fórum desta sexta em Cascavel será feita a apresentação do perfil atual da indústria da região Oeste e feitas reflexões sobre algumas das principais áreas que precisam ser aprimoradas para que o setor ganhe impulso. Entre elas estão questões como formação de mão de obra, empregabilidade, infraestrutura, geração e fornecimento de energia, inovação e produtividade.
O debate inicial servirá como provocação para que as lideranças apontem quais são as prioridades para o desenvolvimento industrial, um trabalho que terá continuidade ao longo do ano, com a realização de oficinas temáticas em que serão aprofundadas as necessidades de cada região em cada uma das áreas. Esse conteúdo servirá de subsídio para que a Fiep formule propostas concretas para uma política industrial eficiente para o Paraná.
São parceiros deste primeiro fórum Sebrae/PR, POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel), Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná), Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná), Prefeitura de Cascavel e Governo do Estado.