Fórum debate planejamento como indutor do crescimento
"Há um ditado que diz que quando você não sabe para onde vai qualquer estrada serve. Nós no Paraná decidimos pegar uma estrada certa. Por isso implantamos no Estado a cultura do planejamento, o que já é feito na Ásia, na Europa e nos Estados Unidos. E estamos agora colhendo bons frutos". Essa manifestação foi feita pelo governador Ratinho Junior nesta quinta-feira (7), no Fórum Estadual de Gestores Públicos, que tem dois dias de intensa programação.
Organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná e com participação de membros do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento, o fórum coloca justamente o planejamento como um dos principais indutores do crescimento de uma cidade, um estado ou um país. "O planejamento faz diferença porque se reverte em emprego, em crescimento da economia", ressaltou Ratinho Junior.
O secretário de Planejamento, Guto Silva, foi na mesma linha do governador. "Fazendo uma alusão à Olimpíada que está chegando, planejamento não é esporte individual, é esporte coletivo. E nós temos uma grande rede de planejamento. Estamos trabalhando juntos para olhar para o futuro", afirmou.
DESTAQUE NACIONAL
Também durante o Fórum Estadual de Gestores Públicos em Foz do Iguaçu, o governador recebeu um certificado pelos bons índices alcançado pelo Paraná no Ranking de Competitividade dos Estados. O certificado é uma análise abrangente feita pelo Centro de Liderança Pública em parceria com a consultoria Tendências e a startup Seall.
No pilar da Solidez Fiscal, que integra o ranking geral, o Paraná demonstrou avanços importantes, com progresso em seis dos nove indicadores. Destes, um dos mais significativos é o Índice de Liquidez, que mede as obrigações financeiras do Estado em relação ao seu caixa bruto. O Paraná subiu cinco posições em relação a 2022 e conquistou o primeiro lugar entre todas as unidades federativas do País no quesito. (Foto: Ari Dias/AENPR)