Itaipu deve bater nova marca histórica neste fim de semana
A Usina de Itaipu deve atingir neste sábado (9), terceiro mês do ano em que completa meio século de criação e quatro décadas de operação, a produção de 3 bilhões de megawatts-hora (MWh) de energia acumulada desde o início de sua operação, em maio de 1984.
Esse volume de energia é tão expressivo que daria para abastecer o planeta inteiro por mais de 43 dias, ou o Brasil inteiro por 5 anos e 11 meses. Nenhuma outra usina no mundo gerou tanta energia limpa e renovável, e esse montante dificilmente será superado nas próximas décadas por qualquer outra hidrelétrica.
Depois de Itaipu, a usina chinesa de Três Gargantas é a hidrelétrica que tem a maior produção acumulada, gerando um total de 1,66 bilhão de MWh até 2023, ou seja, 55% do total produzido pela usina brasileiro-paraguaia.
Para o diretor-geral brasileiro, Enio Verri, "a excelência no processo de produção garante a tranquilidade necessária para a gestão da empresa pensar na Itaipu dos próximos 50 anos, sempre aplicando as melhores práticas de cuidado ambiental e sem perder de vista o desenvolvimento sustentável do Brasil e do Paraguai".
"É uma marca que precisa ser comemorada e que reflete a excelência técnica não só dos brasileiros e paraguaios que construíram a Itaipu, mas também daqueles que hoje a aperfeiçoam, e a quem dedico meu agradecimento", finaliza ele. (Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu)