Turismo trouxe 51,1% mais estrangeiros ao PR em 2023
O mais novo número do Boletim de Dados Turísticos do Paraná, divulgado nesta quarta-feira (6) e que pode ser acessado em detalhes AQUI, mostra substancial incremento nos principais indicadores do setor, dentre eles vinda de visitantes estrangeiros ao Estado, geração de empregos, expansão da atividade e elevação do número de cadastros no Cadastur. Ajudou para isso o fato de o Porto de Paranaguá começar a receber navios turísticos.
O conteúdo apresenta um panorama de informações importantes sobre o setor e revela um aumento de 51,3% no número de turistas internacionais que visitaram o Estado em 2023 (791.504) em comparação com 2022 (522.832), e alta de 203% na chegada de turistas de outros países pelos aeroportos do Estado.
Os principais países emissores de turistas ao Paraná foram, pela ordem, Paraguai, Argentina, Estados Unidos, Chile, Espanha, Alemanha, França, Reino Unidos, Uruguai e Colômbia. A maioria dos estrangeiros que veio ao Brasil em 2023 tinha como motivo o lazer (54%), seguido de visita familiar (31%). A maior parte (49%) fez duas conexões aéreas para chegar ao Paraná após desembarcar no Brasil.
Segundo o informe, em 2023 o Estado registrou uma expansão de 10% nas atividades turísticas em relação a 2022 - maior índice da Região Sul e o quarto do País. O setor criou 6,7 mil novos empregos formais no Paraná.
"A ideia do compilado é permitir uma análise rápida da conjuntura turística neste contexto de recuperação do setor pós-pandemia, especialmente com os sinais de renovação do setor em 2023", diz o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes. (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)