Mulheres nota 10
A Assembleia Legislativa do Paraná iniciou a semana homenageando uma dezena de personalidades femininas do Estado em comemoração à passagem do Dia da Mulher, celebrado sempre no dia 8 de março. Todas receberam o prêmio instituído ano passado e que recebeu o nome de Rosy de Macedo Lima, primeira mulher a exercer um mandato na Alep, ainda na década de 1940.
Uma das homenageadas foi a bioquímica Carolina Panis, professora-doutora da Unioeste e autora de um estudo, em conjunto com o Laboratório de Biologia de Tumores do campus de Francisco Beltrão, que há 10 anos investiga a agressividade do câncer de mama em agricultoras no Sudoeste do Paraná.
Já reconhecidas nacionalmente, as pesquisas desenvolvidas pela professora Carolina e sua equipe mostraram que a região apresenta uma alta incidência de 41,4% de casos de câncer de mama, índice 14% maior que a média nacional e 17% maior que a média estadual.
Além dela, foram homenageadas nesta segunda edição do prêmio a primeira dama do Estado, Luciana Saito Massa; as advogadas Edni Arruda, conselheira federal da OAB, Marilena Winter, atual presidente da OAB-PR, e Maria José de Oliveira Santos, da APP-Sindicato; Tatiane de Camargo Wenceslau Joslin, escritora e pastora de crianças; Patrícia Piana Presas, diretora da agência curitibana Pontodesign e diretora da Associação Brasileira de Empresas de Design; a empresária Clemilda Thomé, fundadora da Neodent; Grasiele da Silva, gestora de um projeto social que atende meninas de 6 a 12 anos em situação de vulnerabilidade social em Colombo; e a médica pediatra Mariângela Galvão, presidente do Instituto Saúde para Todos e ex-diretora da Organização Mundial da Saúde. (Foto: Orlando Kissner/Alep)