Dom Zico e dom Adenis: dois bispos que batem um bolão
Dom Reginei Modolo, mais conhecido em Cascavel e região pelo apelido de padre Zico, acaba de reencontrar um velho amigo com quem irá dividir os muitos afazeres como auxiliar do arcebispo metropolitano de Curitiba, o cascavelense nato José Antônio Peruzzo. É que o papa Francisco vem de nomear, como bispo auxiliar da capital paranaense, o monsenhor Adenis Roberto de Oliveira.
Fervorosos batalhadores pela causa de Deus, dom Zico e dom Adenis possuem algo mais em comum: são apaixonados por futebol. Aliás, é justamente desse esporte que surgiu o apelido de dom Reginei, que é natural de Braganey, no Oeste do Paraná, e formado sacerdote em Cascavel. "Cheguei a jogar futebol quatro vezes por semana e ganhei esse apelido de craque por me esforçar pelo esporte", contou dom Zico ao ser apresentado como novo bispo auxiliar, em março de 2023.
Por ocasião de sua nomeação, oficializada no último fim de semana, dom Adenis, que é catarinense de Vargem Bonita e estava mais recentemente em Igarapé (MG), fez questão de revelar sua afinidade esportiva com o amigo de vida e de sacerdócio.
"Cheguei a jogar com dom Zico em Roma, porque sempre juntávamos os padres brasileiros que gostavam pra jogar. [Em Curitiba] vamos fazer um time com os bispos e com os padres", brincou ele, dizendo-se um amante também da bola.
Sobre sua nova missão religiosa, disse: "Pretendo, num trabalho conjunto, acolher cada comunidade com suas particularidades, suas demandas e necessidades, colocando aquilo que é o desejo do papa Francisco com o Sínodo, que é caminhar juntos, porque isso ajuda a construir a unidade".
"Recebi com temor e tremor, mas também com confiança em Deus, porque, a partir do momento em que demos o sim ao sacerdócio, é para sempre. E esse para sempre vai se eternizando e vamos servindo conforme nossas forças, nossa disponibilidade e o que a Igreja nos pede, deixando Deus agir através de nós", acrescentou dom Adenis, ao falar sobre sua nomeação como bispo. (Foto: Reprodução Bacebook)