Um basta aos robôs falantes
Há bom tempo já, poucas coisas têm nos gerado mais importunação que o chamado telemarketing. Pior que isso, só mesmo as postagens fake das tais "direita" e "esquerda", ambas disputando espaço para se vender como se fosse a última bolacha do pacote e que transformaram as redes sociais em terreno totalmente minado.
De cada dez vezes que meu telefone toca, no mínimo quatro ou cinco são ligações de "alguém" achando que sou algum otário e pensando em me vender alguma coisa - principalmente ligação de internet. E a coisa é tão mecânica que quem fala do outro lado normalmente já nem é mais uma pessoa, mas um computador.
Na busca de uma luz no fim do túnel pra esse problema, o deputado Delegado Tito Barichello vem de protocolar projeto na Assembleia Legislativa propondo a criação de uma lei para proibir ações de telemarketing para venda de produtos e serviços por ligação telefônica realizada via robô ou qualquer programa de software que execute tarefas automatizadas no Estado Paraná.
De acordo com a justificativa da proposta, as ações de telemarketing oferecem ao consumidor produtos e serviços sem que tenham sido solicitados, impactando a qualidade de vida das pessoas e ainda atrapalhando suas relações por conta das ligações frequentes e insistentes.
Por sua utilidade, tal projeto deveria tramitar em regime de urgência, não acha?