Cascavelenses estarão na maior conferência global sobre energia
A startup Premium Dynamics, sediada em Maringá e apoiada pelos programas Sinapse da Inovação Paraná e Tecnova II, ambos da Fundação Araucária, figura entre as seis selecionadas pelo comitê do Energy HUB, maior conglomerado de startups do setor de energia, para representar o Brasil na edição 2024 da CERAWeek, que acontecerá de 18 a 22 de março em Houston (EUA) e é tida como maior evento do setor do mundo.
Tradicionalmente voltada ao universo da indústria de óleo e gás, a CERAWeek tem procurado contemplar novas fontes de energia nos últimos anos, de olho na descarbonização. "Nós desenvolvemos tecnologia baseada em hidrogênio renovável, principalmente de aplicação e produção de H2 para a redução de consumo de combustíveis fósseis e emissão de poluentes. Trabalhamos com esta parte de transição energética, substituição total ou parcial de combustíveis fósseis. Em nosso principal produto, o Ecotorque, usamos hidrogênio como aditivo para melhorar a queima e consumir menos diesel", explica o engenheiro químico Igor Zornitta Zanella, que é cascavelense e se mudou para Maringá para estudar e lá se estabeleceu..
Além do Ecotorque para o setor rodoviário, a startup está desenvolvendo outros produtos para aplicação industrial em parceria com a empresa Ocyan para o setor de grandes motores. "Nossa expectativa é de apresentar nossas iniciativas e tecnologias nesse grande evento, realizar conexões internacionais, captar recursos e abrir portas para exportação de produtos para os Estados Unidos em um segundo momento", acrescenta Igor, que tem como sócios o primo Bruno Aurélio Zornitta Stocco, também cascavelense, e o londrinense Franco Leonardi.
TRAJETÓRIA
A empresa nasceu em 2015 e se consolidou com apoio de algumas instituições como Sebrae, Senai e Incubadora Tecnológica de Maringá e durante a participação no programa Sinapse da Inovação Paraná, da Fundação Araucária, braço de apoio científico do Governo do Paraná que visa transformar ideias inovadoras em negócios.
Outro avanço da Protium Dynamics aconteceu após participação no programa Tecnova Paraná. Com R$ 330 mil recebidos do programa, foi possível produzir um lote maior de produtos com a tecnologia que estava em desenvolvimento, aumentando as oportunidades de venda. "Por meio desse programa produzimos um lote piloto e agora estamos iniciando o processo de vendas com cerca de 70 unidades instaladas e com perspectiva de colocar mais de 300 no mercado ainda este ano", acrescenta Igor.
O CEDRAWeek é uma conferência anual sobre energia organizada pela empresa S&P Global, que conta com palestrantes proeminentes dos setores de energia e tecnologia. Alguns dos participantes deste ano são Jennifer M. Granholm, secretária da Energia dos Estados Unidos, John Podesta, conselheiro sênior da Casa Branca, e executivos das principais empresas de energia de várias partes do mundo. (Foto: Fundação Araucária)