Incidência da dengue dispara e o Paraná inteiro se mobiliza
Os casos confirmados de dengue no Paraná aumentaram quase 20 vezes nos dois primeiros meses de 2024 quando comparados com o mesmo período de 2023, saltando de 2.510 em janeiro e fevereiro do ano passado para nada menos que 49.378 em janeiro e fevereiro deste ano.
Além de um convite à reflexão, esse cenário impõe a necessidade de adesão maciça da população à grande mobilização que será feita neste sábado (2), no chamado Dia D de combate ao Aedes aegypti, que irá mobilizar moradores de todos os 399 municípios paranaenses.
Governo do Estado e prefeituras vão desenvolver uma série de ações na prevenção e eliminação dos focos do mosquito, sob a coordenação das 22 Regionais de Saúde e das Secretarias Municipais da área.
A proposta é uma ampla divulgação e desenvolvimento de ações educativas em praças e vias públicas em todas as cidades, chamando a população paranaense a fazer um acompanhamento permanente sobre, por exemplo, a manutenção da limpeza urbana e a destinação correta do lixo, já que mais de 75% dos criadouros são passíveis de remoção e eliminação.
A mesma mobilização vai acontecer por todo o País, sob a coordenação do Ministério da Saúde, já que ultrapassou 1 milhão o número de brasileiros que contraíram a doença desde o começo do ano. Os óbitos nesse período já ultrapassaram a casa de 200, 23 deles no Paraná.
CASCAVEL
Em Cascavel, além das ações já listadas acima, a Secretaria Municipal de Saúde preparou um adesivaço no Calçadão e determinou a abertura de três unidades de saúde neste sábado (2) especificamente para desafogar as UPAs, que já não estão dando conta da demanda diante do crescimento enorme de casos de dengue.
A USF Morumbi (Rua Montenegro), a UBS Cancelli (Rua Marechal Cândido Rondon) e a UBS Parque São Paulo (Rua Célso Esperança) vão atender normalmente das 8h às 13h, com equipes de médicos e enfermeiros. E se necessário, o secretário de Saúde, Miroslau Bailak, já adiantou que esse atendimento extra será repetido no sábado seguinte. (Foto: Divulgação AENPR)