Ônibus elétricos começam a virar realidade em Cascavel
A história do transporte público em Cascavel viveu mais capítulo importante nesta quinta-feira (22), quando 76 motoristas do transporte coletivo começaram a testar os ônibus elétricos. A Prefeitura Municipal adquiriu um total de 15 deles e irá repassar às empresas como forma de garantir uma tarifa mais barata.
"Isso é economia sustentável, sem poluição, com sistema de monitoramento e conforto para quem usa o veículo. O nosso objetivo é que o Município possa por ano trocar 10% da frota. Estamos entrando agora com 15 ônibus, 13 modelo padrão e dois que são os articulados", detalhou o prefeito Leonaldo Paranhos, que também aproveitou para dar uma volta ao lado do vice Renato Silva, demais autoridades e profissionais de imprensa. De acordo com ele, os 15 primeiros ônibus começarão a circular normalmente no dia 1º de maio próximo.
A presidente da Transitar, Simoni Soares, pontuou que a palavra de ordem é inovação no transporte coletivo em Cascavel. "Nós falamos de um projeto que vai desde a geração de energia limpa até o consumo através dos ônibus elétricos. E essa é uma etapa importantíssima do processo: a capacitação dos motoristas que vão conduzir esses veículos, e que tem um papel de destaque para a garantia de uma operação adequada, sendo que a dirigibilidade impacta diretamente na performance do veículo", afirmou.
"O grande desafio é fazer mais com menos, é melhorar a qualidade do transporte como um todo, sem aumentar custos. Vamos implantar o que tem de melhor no Brasil e no mundo no transporte público para facilitar a vida das pessoas sem aumentar custos e sem ferir a natureza", ressaltou Renato.
Dotados de ar-condicionado, avisos sonoros e inúmeras outras vantagens, os ônibus elétricos são bastante silenciosos. (Foto: Secom/PMC)