CPI das Horas Extras conclui trabalho. Relatório sai nesta quarta
Os integrantes da CPI das Horas Extras se reúnem às 9h30 desta quarta-feira (15) para concluiu seus trabalhos. O relator Olavo Santos apresentará seu parecer, que terá de ser votado pelo presidente Carlinhos Oliveira e pelo secretário Josué de Souza. Independente da aprovação ou não, o caso será levado na sequência para apreciação do plenário.
Com mais de 1.400 páginas de processo, a comissão foi instaurada no dia 21 de fevereiro e desde então ouviu 20 pessoas, analisou documentos e confrontou informações para investigar se houve irregularidade no cumprimento de horas extras realizadas por servidores das secretarias de Educação e de Saúde. Além de motoristas e técnicos das duas pastas, foram convocados ex-secretários e gestores atuais.
Em comum, a reclamação de funcionários e gerentes de que, apesar dos editais abertos para motoristas 1 e 2 nos últimos dois mandatos, as vagas não eram todas preenchidas, gerando uma sobrecarga nos motoristas disponíveis. A pasta de Saúde, por exemplo, tem 76 motoristas e 140 veículos e o recrutamento de funcionários para trabalho extraordinário depende de três fatores: motoristas que têm habilitação adequada, formação para transportar pacientes em ambulâncias e o setor onde estão lotados.
O fato foi levantado pelo vereador Celso Dal Molin e levou à constatação de que quatro servidores chegaram a receber, em alguns meses, mais de 200 horas extras. O problema ocorreu entre 2013 e 2017. (Foto: Flávio Ulsenheimer)